Quer ler este este em PDF?

segunda-feira, 23 de abril de 2012

GRANDE TERESINA

Metropolitano significa pertencente ou relativo a metrópole. Que quer dizer METRÓPOLE? Palavra vinda do grego originariamente CIDADE MÃE. Diz-se da capital de país, de província, cidade principal, e por extensão, grande cidade ou cidade importante.

De certos anos aos dias de hoje, esses grandes centros populacionais passaram a ser considerados em dois aspectos: na sua área normal, composta do centro e dos seus bairros próximos e distantes, e na chamada ARÉA METROPOLITANA, que compreende as comunidades que têm íntima e constante comunicação com as cidades enormes, e em razão disto estas passam a denominar-se GRANDE seguida do nome de batismo de cada qual. Bueno Aires tem três milhões de habitantes, mas GRANDE BUENOS AIRES chega a mais de dez milhões. Nova Iorque possui uns nove milhões de almas. A GRANDE NOVA IORQUE atinge quase vinte milhões.

O Brasil criou também regiões metropolitanas, parece que em 1972, com o objetivo de que se conseguisse o desenvolvimento econômico e social de áreas homogêneas, justamente nos grandes centros urbanos integrados por um ou vários municípios de problemas idênticos. Parece que pouco se conseguiu até agora. A primeira região metropolitana foi a de são Paulo, abrangendo trinta e sete municípios da GRANDE SÃO PAULO. Depois se criaram outras, como a Grande Belém, a Grande Fortaleza (Aquiraz, Caucaia, Maranguape, Pacatuba), Grande Recife (Jaboatão, Olinda e outros), Grande Salvador, Grande Belo Horizonte, Grande Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Maricá, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis e outros).

Nos programas de rádio a gente ouve constantemente que o sujeito recebeu pancadas na praça Pedro II da GRANDE TERESINA. Mas a qualificação não se mostra convincente. Teresina pertence à GRANDE TERESINA em lei, mas não representa a GRANDE TERESINA.

Teresina se distribui em bairros, como a Vermelha, a Piçarra, o Saci, o Porenquanto, o Poti Velho, o Jóquei Clube, o São Cristóvão e quantos mais. Tudo isto constitui Teresina. A GRANDE TERESINA compreende Timon, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, Altos, União, José de Freitas, cidadezinhas que correspondem a verdadeiros subúrbios da cidade grande. Se a humanidade chegar ao fim do terceiro milênio, talvez todas essas comunidades interioranas das proximidades do município-capital sejam uma cidade só.

Quando o sujeito assalta o próximo na praça Rio Branco, o assalto se verificou em Teresina. Se o individuo mata em Timon, o que é comum, então o crime se deu em Timon e ao mesmo tempo na GRANDE TERESINA.

A cooperação hoje dou de graça a meus distintos colegas locutores e fazedores de programa de rádio. Cooperação de bom sentido, limpa e correta.

Nada custa que a comunidade se eduque. Cabe observar a inexistência da PRAÇA DA BANDEIRA, situado na PRAÇA MARECHAL DEODORO. É tão fácil compreender.


A. Tito Filho, 25/04/1991, Jornal O Dia, p. 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário