Quer ler este este em PDF?

segunda-feira, 16 de abril de 2012

NATAL

Desde 1943, a Palestina está dividida em dois países: a Jordânia, árabe, e Israel, dos judeus. E a 9 quilômetros ao sul de Jerusalém, nas montanhas de Judá, na Jordânia, fica Belém, integrada de cristãos (maioria) e mulçumanos. Belém onde nasce Jesus: "E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo mundo se alistasse".

José da Galiléia foi alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida: “... estando eles ali, se cumpriram os dias em que havia de dar à luz. e deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-se em panos e ditou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem" (São Lucas).

Em Belém, casa da carne para os árabes, ou casa do pão para os judeus, havia nascido Davi, o maior dos reis de Israel. E depois, em Belém, se deu a profecia de Miquéias: "E tu, Belém de Judá, não és a mínima das cidades - de ti sairás o Salvador, louvado pelo anjo e pela multidão dos exércitos celestiais: glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para os homens".

Em Belém, na noite em que não havia lugar para Maria e José na estalagem, nasceu Jesus. Da gruta disse o Padre Luciano Duarte: "É escura e anônima. Os homens dormiam. Se eles (Maria e José) não ficaram na estalagem, não foi porque, tragicamente, os seus conterrâneos os expulsaram ou desconheceram, mas simplesmente, porque José compreendeu que o ambiente de confusão e algazarra de um caravançará, onde, se quisessem, poderiam descobrir um canto para se alojar, não era o quadro conveniente para a eclosão do mistério que Maria trazia no seio. Por isso é que o Evangelho diz que não havia lugar para eles. José preferiu, pois, o silêncio e a humanidade da gruta. E a mão de Deus, que o guiava, deu com isto o último toque no quadro vivo do Natal".

José conhecia o mistério do seio de Maria? Sim. A Bíblia conta: "Estando Maria desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se grávida do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isto, eis que num sonho lhe aparece um anjo do Senhor, dizendo: 'José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo. E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".

O mistério do Natal - já se disse - é um mistério de amor. O Verbo se fez carne, o Verbo é Jesus Cristo: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graças e de verdade" (São João).

Nenhuma festa tem o esplendor da que comemora a vinda do Messias ao mundo. Jesus veio com a mensagem de fraternidade para todos: "Ama a teu próximo como a ti mesmo".

Natal do Cristo simboliza o amor, paz, boa vontade. É certo que os homens se desestimam, é certo que adotam a guerra para que solucionem divergências, é certo que se escravizam ao egoísmo, esquecidos de que o amor, a paz e a boa vontade - só estas asseguram o seu triunfo espiritual, fazendo cada um digno da ajuda de Deus: "Faze por ti e eu te ajudarei".


A. Tito Filho, 28/12/1991, Jornal O Dia, p. 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário