Quer ler este este em PDF?

segunda-feira, 21 de maio de 2012

AS BOAS PROMESSAS

A 15 de março de 1991 este jornal "O DIA" publicou a notícia de que uma mulher sofreu choque elétrico e partiu desta para pior vida.

Dois anos passados um jovem professor retornava das aulas noturnas, pilotando a sua motocicleta, alegre, depois do exaustivo trabalho. Agora teria o aconchego do lar e a convivência dileta da patroa e dos filhos. No Mafuá, um fio da rede de eletricidade o alcançou e no local o pobre vivente adquiriu o descanso eterno.

Na década de 50, meu saudoso colega da Academia Piauiense de Letras, Fontes Ibiapina, em casa, apertou um botão de acender lâmpada e padeceu violento tombo e queimaduras. Quase embarca, Sofreu demais, em cima da cama, e só meses depois pôde caminhar, ainda assim caxingou até a morte.

– X –

A luz elétrica pública de Teresina data de 1912, governo Miguel Rosa. Deslumbrante a inauguração. Gente muita, discursos empolgantes. A iluminação restringia-se à praça Rio Branco. Somente a 10 de maio de 1914 funcionaram a máquina diesel e os dois geradores. Era domingo. A cidade iluminada tomou-se de incontida alegria. Postes de madeira, substituídos por potes de ferro em 1923; ano da primeira greve na usina elétrica, cujo diretor, Santídio Monteiro, denunciou publicamente o secretário da Fazenda, Lucrécio Dantas Avelino, de pagar a luz de sua residência por preço inferior ao devido. A safadeza vem de longe. O acusador foi suspenso por dez dias. Os operários declararam-se em greve e Teresina viveu à escuras. Convocaram-se maquinistas para o funcionamento das máquinas. Nada se conseguiu. Os estudantes do Liceu, sempre buliçosos, fizeram passeata de velas acesas. Santídio Monteiro recusou-se a qualquer cooperação. Novos incidentes. A suspensão subiu para noventa dias. Somente com a vinda de engenheiro inglês, chamado de São Luís, a luz voltou às ruas e às casas. Na época, o engenheiro Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves dirigiu as obras de novas instalações da usina.

No ano da revolução paulista contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas o teresinense só dispunha de luz até a meia-noite. Em 1940 contrataram-se com o Siemens reparos na rede, que os reclamava com urgência.

Ainda época de interventoria no Brasil. A do Piauí coube ao coronel mineiro José Correia, que se voltou para o problema da iluminação da capital. Prestigiado pelo presidente Dutra, adquiriu na Suécia turbinas termoelétricas que só chegariam e se montariam em 1950. Antes, em 1947, veio de Alagoas para a nossa o motor apelidado pelo povo de Maria Bonita. Governo de José da Rocha Furtado, que * Teresina, quase ao apagar de sua administração farta. Era o Natal de 1950.

O general Gayoso e Almendra, governou de 1955 a 1959, criou o IAEE (Instituto de Águas e Energia Elétrica). Instalou-se a Central Elétrica do Piauí em 1962. A energia de Boa Esperança chegaria em 1970.

– X –

Eis ligeiro histórico do que tem sido feito de Teresina para auferir o conforto do progresso que a energia elétrica proporciona. Ainda perto do ano dois mil, nas noites de chuva e relâmpagos e trovoadas, a luz nos foge, e se fica de livro na mão e carne na geladeira até que a claridade retorne. A vela cumpre o serviço civilizador.

Quem percorre as ruas e praças de Teresina fica estarrecido do cipoal de fios por toda parte. De vez em quando um se desgarra e mata o pobre diabo por ele alcançado. Nas residências o problema é constante. Examinem-se os jornais destes últimos cinco anos e a evidência entristece e amedontra. Crianças, maduros e velhos têm sido vítimas dos mortíferos choques da CEPISA. As cidades civilizadas têm os fios da rede elétrica *, nos postes respectivos.

Olegário Barros Almeida, novo presidente da empresa, promete melhorar serviços, pagar os servidores e positivar novos investimentos. Cobrará preços mais justos. Ótimo. Aguardo esperançoso o cumprimento das promessas. Só peço que inscreva no rol do melhoramentos mais humanos de todos: o respeito da CEPISA pela vida do povo sofredor de Teresina. Aleluia.


A. Tito Filho, 21/03/1991, Jornal O Dia - p. 4
________________
* Não está visível no original

Nenhum comentário:

Postar um comentário